LATERAL_marca dourada
Vamos falar do Instituto Mulheres no Poder?
Neste artigo, Flávia explica o que motivou ela a criar o Instituto Mulheres no Poder. Confira:

Já fui aconselhada por várias lideranças políticas, inclusive femininas, a mudar o discurso e parar de pedir paridade nas executivas dos partidos políticos em todos os municípios capixabas.

Considero importante que haja vozes femininas nestes espaços de poder que decidem quem vai ou não receber o apoio para concorrer a um mandato eletivo. Acho fundamental mulheres em cargos de direção na iniciativa privada.

Chegaram a sugerir que seria boicotada pelos partidos, seria persona non grata e atrairia a ira de todos contra mim, e até que era a mulher sem noção e de uma pauta só. Que deveria desfrutar do conhecimento que tenho e me calar.

Isso não me aborreceu. Ao contrário, me mostrou a importância de que o Instituto Mulheres no Poder continue o seu trabalho de conscientização da importância da presença feminina no cenário político, especialmente com as mulheres, que cresceram ouvindo que não são capazes, ou que devem fugir destes espaços, já que a política seria suja, e que não estamos preparadas para viver nesse ambiente tão nocivo. "Política é coisa para homem. Mulher não é respeitada", argumentaram alguns amigos, provavelmente bem intencionados

Mas foi exatamente por isso que o Instituto Mulheres no Poder surgiu, no início da pandemia, em minha casa em Palmeiras, um paraíso na zona rural de Mimoso do Sul.

O IMP não é, nem nunca foi, um projeto pessoal para beneficiar Flávia Cysne. Ele é um projeto coletivo que nasceu no meu coração para alcançar mulheres de todos os municípios capixabas, que podem, com atuações impecáveis e comprometimento, somar, e muito, no cenário político e econômico do nosso querido Espírito Santo.

Alguém duvida disso? Eu não. Tenho absoluta convicção de que as mulheres, que são lideranças natas no campo e na cidade, mesmo que não enxerguem o próprio protagonismo, farão bonito na política e no mundo corporativo.

Ao se tornarem lideranças, já mostraram que defendem os interesses coletivos, entendem que o público não pode ser usado em benefício privado e doam-se sabendo que a luta é árdua e as pancadas são certas e fortes. Fazer a coisa certa parece fácil, mas não é. Há muitos obstáculos pelo caminho .

E o Instituto Mulheres no Poder não apresenta um mundo cor de rosa. Esse mundo perfeito não existe, especialmente para nós mulheres. Mas é preciso acreditar que cada passo precisa ser dado com ousadia e coragem. Parar e desistir não é uma opção. E é bom ficar bem claro que não estamos desqualificando toda e qualquer presença masculina na política. Muitos parlamentares e gestores merecem o nosso respeito e admiração. Não respeitamos misóginos.

O IMP nasceu para ser o suporte para as mulheres que quiserem trilhar o caminho político. Aqui ninguém larga a mão de ninguém. Todas são cidadãs de primeiríssima categoria. Somos protagonistas e podemos escrever a nossa própria história. E vamos fazer isso juntas.

Flavia Cysne é Diretora do Instituto Mulheres no Poder, mãe de 7, empreendedora e pref.de Mimoso do Sul por 2 mandatos, incentivadora do protagonismo feminino e pré-candidata a Deputada Federal pelo ES.

One thought on “Vamos falar do Instituto Mulheres no Poder?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *